Skip to Content
Menu
v 16.0 Third Party 7
Download for v 16.0 Deploy on Odoo.sh
Availability
Odoo Online
Odoo.sh
On Premise
Lines of code 5258
Technical Name l10n_br_cte_spec
LicenseLGPL-3
Websitehttps://github.com/OCA/l10n-brazil
Versions 14.0 15.0 16.0
You bought this module and need support? Click here!
Odoo Community Association

CT-e abstract models

Production/Stable License: LGPL-3 OCA/l10n-brazil Translate me on Weblate Try me on Runboat

Este módulo é a fundação para a emissão do Conhecimento de Transporte Eletrônico (CT-e, Modelo 57) no Odoo. Ele fornece a estrutura de dados completa e atualizada, em conformidade com os leiautes oficiais da SEFAZ para o CT-e 4.0.

É importante ressaltar que este módulo não realiza a emissão do CT-e sozinho. Ele funciona como uma biblioteca de modelos de dados abstratos (mixins). A sua principal função é servir de base para um módulo de implementação, como o l10n_br_cte, que é responsável por mapear esses modelos nos documentos fiscais do Odoo (l10n_br_fiscal.document), adicionar as regras de negócio e realizar a comunicação com os web services da SEFAZ. Essa arquitetura desacoplada segue o mesmo padrão de sucesso já utilizado pelos módulos l10n_br_nfe_spec e l10n_br_nfe.

Estrutura por Modal de Transporte

Para garantir a conformidade com as particularidades de cada operação, o módulo implementa modelos de dados específicos para todos os modais de transporte previstos na legislação:

  • Rodoviário (cte.40.rodo): Contempla informações essenciais como o RNTRC e as Ordens de Coleta associadas.
  • Aéreo (cte.40.aereo): Inclui campos para o número da minuta, o número operacional do conhecimento aéreo (IATA) e detalhes sobre a natureza e periculosidade da carga.
  • Aquaviário (cte.40.aquav): Aborda dados como o valor do AFRMM, a identificação do navio, informações de balsas e o detalhamento de contêineres.
  • Ferroviário (cte.40.ferrov): Permite detalhar o tipo de tráfego (próprio, mútuo, etc.) e as ferrovias envolvidas na operação.
  • Dutoviário (cte.40.duto): Contém campos para o valor da tarifa, as datas de início e fim do serviço e as características do duto.
  • Multimodal (cte.40.multimodal): Estruturado para gerenciar o Certificado do Operador de Transporte Multimodal (COTM) e as informações de seguro associadas.

Geração de Código Automatizada

A principal característica deste módulo é que 100% dos seus modelos de dados Odoo são gerados automaticamente a partir dos esquemas XSD oficiais, publicados pelo Portal do CT-e. Essa geração pelo xsdata-odoo garante máxima fidelidade aos leiautes fiscais e agilidade na atualização para novas versões.

Embora os esquemas XSD oficiais do CT-e sejam publicados e mantidos no Portal da SEFAZ, a arquitetura deste projeto se apoia na biblioteca nfelib para a tarefa de serialização dos dados em XML. Para facilitar o processo de desenvolvimento e garantir a consistência, a própria nfelib armazena em seu repositório uma cópia atualizada desses esquemas oficiais.

Portanto, a prática recomendada para (re)gerar os modelos deste módulo é utilizar um clone local do repositório da nfelib como fonte para os arquivos de esquema (.xsd), direcionando o comando do xsdata-odoo para o diretório correspondente.

Links:

  • GitHub - akretion/xsdata-odoo
  • GitHub - akretion/nfelib

O comando utilizado para gerar os modelos da versão 4.0 do CT-e foi:

git clone https://github.com/akretion/nfelib
cd nfelib
export XSDATA_SCHEMA=cte
export XSDATA_VERSION=40
export XSDATA_SKIP="^ICMS\d+|^ICMSSN+|ICMSOutraUF|ICMSUFFim|INFESPECIE_TPESPECIE"
export XSDATA_LANG="portuguese"

xsdata generate nfelib/cte/schemas/v4_0 \
  --package nfelib.cte.odoo.v4_0 \
  --output=odoo

Prefixo dos campos e versão

Com mais de 1000 campos fiscais apenas no CT-e, com uma meia dúzia de documentos fiscais complexos, com 3000 módulos OCA, existiria um risco real de conflito com os nomes de campos vindo dos esquemas. Além disso, temos várias versões do CT-e, a 3.0, a 4.0…

Nisso foi decidido que cada campo tem um prefixo composto do nome do schema e de alguns dígitos da versão do esquema. No caso cte40_. A escolha de 2 dígitos permite que uma atualização menor do esquema use os mesmos campos (e dados no banco então) e que um simples update Odoo (–update=…) consiga resolver a migração. Enquanto que para uma mudança maior como de 3.0 para 4.0, seria assumido de usar novos campos e novas tabelas (para os objetos não Odoo) e que a lib nfelib iria trabalhar com os campos da versão maior do documento fiscal considerado.

Table of contents

Bug Tracker

Bugs are tracked on GitHub Issues. In case of trouble, please check there if your issue has already been reported. If you spotted it first, help us to smash it by providing a detailed and welcomed feedback.

Do not contact contributors directly about support or help with technical issues.

Authors

  • Akretion

Contributors

Maintainers

This module is maintained by the OCA.

Odoo Community Association

OCA, or the Odoo Community Association, is a nonprofit organization whose mission is to support the collaborative development of Odoo features and promote its widespread use.

Current maintainer:

rvalyi

This module is part of the OCA/l10n-brazil project on GitHub.

You are welcome to contribute. To learn how please visit https://odoo-community.org/page/Contribute.

Please log in to comment on this module

  • The author can leave a single reply to each comment.
  • This section is meant to ask simple questions or leave a rating. Every report of a problem experienced while using the module should be addressed to the author directly (refer to the following point).
  • If you want to start a discussion with the author, please use the developer contact information. They can usually be found in the description.
Please choose a rating from 1 to 5 for this module.